sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Boa Ação pra Quem?




 Acho muito bonito quem faz caridade, de qualquer tipo.

 Há quem prefira fazer caridade pros animais, no lugar de humanos, porque dizem que nós temos mais condições de nos defendermos do que um animal.

 Honestamente não entro nesse tipo de discussão, só acredito que precisa haver quem tome conta de humanos tanto quanto quem toma conta de bichos, porque somos todos seres vivos e necessitamos de cuidados.

 No caso dos animais de rua, muitos sofrem nas mãos de sádicos que tiram prazer torturando e tirando a vida de bichos indefesos. Alguns têm preferência maior por gatos, pelo simples fato de que é ponto passivo que felinos não são tão bem quistos.

 Provavelmente por sua postura independente, por roubarem pra comer, por sujarem os jardins com seus detritos fisiológicos, por miarem nos telhados quando estão cruzando... Enfim, a desculpa pra se maltratar gato forma uma lista imensa de papo furado pra quem não quer apenas dizer que é um perturbado que sente prazer sexual em torturar animais indefesos.

 Já ouvi absurdos de pessoas dizendo que não gostam de gatos porque eles são traiçoeiros. Bom, elas deviam conviver mais com humanos pra depois falar quem é traiçoeiro de verdade.

 Acredito que os gatos levam essa fama cruel por simplesmente se parecem mais com os humanos que os cachorros. 

 Pensem bem, quem é que suporta um amigo grudento, que fica na tua cola o tempo todo, te pedindo pra passear todo dia, etc, etc? Dependente de você. É fofo, é meigo, mas em padrões humanos chega uma hora que fica insuportável, não?

 Sejam sinceros, no caso dos caninos eles são assim e como cachorros funcionam bem e sim, eu gosto muito de cachorro. Mas é preciso espaço e disposição pra se ter um, pra gastar suas energias e essas são duas coisas que eu não tenho.

 Por isso prefiro ter gatos, já que moro em apartamento e não gosto de sair de casa o tempo todo, o que dificulta ter como bicho de estimação um cachorro, que precisa passear pra fazer suas necessidades e consumir energia.

 Isso e porque gatos parecem mais com pessoas: te ligam às vezes, batem um papo, saem... depois voltam pro seu canto até a hora em que ambos sintam falta da companhia um do outro e repetem o processo.

 Alguns seres humanos gostam de ter o controle por isso os gatos os incomodam, simples assim.

 Mesmo amando gatos e admirando quem se dispões a apanhá-los na rua pra tratar e cuidar, abomino certos tipos de auto denominados ‘gateiros’, que pra mim estão mais pra colecionadores.

 Não falo dos gateiros sérios que pegam o bicho na rua, cuidam das feridas, castram, medicam e conseguem (lutando muito) um lar pra esses gatinhos. Esses eu respeito e muito! Há que se ter muito amor e dedicação pra fazer um trabalho assim.

 O tipo de gateiro que não suporto, são esses que ficam acumulando/colecionando gatos como se fossem objetos, a lá velha dos gatos dos Simpsons.




 Não sei se por carência, por problemas psicológicos, se pra pagar de bons moços ou se são malucos mesmo, mas já vi figuras assim e elas me enojam.

 São daqueles tipos que pegam um gato na rua, de preferência aparentemente saudável e levam pra casa, só que a casa é um apartamento. Chegam lá, enfiam o gato junto com mais vinte num cômodo ou área de serviço e com poucos recursos pra alimentá-los a comida fica escassa, os bichos magrelos e sem acesso ao resto da casa porque: ‘oh! A casa não pode ficar com pelo de gato, os móveis não podem ser arranhados, eles não podem ficar todos juntos perto porque brigam’.

 Aí, faz um rodízio muito curioso: Soltam dois ou três gatos pra frequentarem a área comum da casa. Bom, geralmente são os mesmos gatos (os preferidos), nunca é um rodízio no uso correto da expressão.

 Esses 'gateiros' mal têm dinheiro pra comprar ração pros gatos, então quando um adoece o que eles fazem?

 Nada.



 O gato tá caindo aos pedaços com claros sinais de doenças sérias e os tais ‘gateiros’ simplesmente os deixam definhar, porque não tem dinheiro pra levar pro veterinário, dizem que preferem manter os felinos em casa pra morrerem confortavelmente do que na rua. Mesmo sem cuidados especializados.

 Morte é morte em minha opinião. E se não tem como manter um animal confortável e saudável, não tenha um monte deles. Até porque um gato doente não estará confortável nunca, mesmo dentro de quatro paredes.

 Até aí já é absurdo, mas a gente fica quieto já que não adianta jogar pérolas aos porcos.

 Mas a coisa chega ao ponto do absurdo quando esses ‘gateiros’ fazem protestos contra outros colecionadores que juntam bichos como quem junta ferro-velho, sem condição de cuidar, mas quando um dos gatos deles ficam doentes o que fazem? Pedem doação nos facebooks/twitters da vida!

 ...Sério. Me dá nojo.

 Fazer boa ação com dinheiro alheio é fácil. Muitas das maiores boas ações, aliás, forem feitas sozinhas, nem sempre todo mundo ficou sabendo. É um ato modesto e discreto e em sua maioria se faz com condição própria.

 Porque, queridos, se estão usando o dinheiro alheio pra cuidar dos seus bichos, a boa ação não é de vocês, é de quem doou.

 Mais uma vez, não sou contra gateiros sérios, mas sou contra gente oportunista que usa a boa vontade alheia pra se fazer de ‘santo e humano generoso’.




 Já cheguei ao cumulo de ver gente pedindo dinheiro pra tratar pulga do gato. O que sempre considerei como higiene e isso é responsabilidade do dono, assim como o banho do animalzinho.

 E convenhamos, se a pessoa não tem dinheiro pra comprar remédio anti-pulgas, como vai ter dinheiro pra compra ração pra dezenas de gatos?

 Minha admiração e respeito aos gateiros sérios, que muitas vezes abrem mão de seus confortos e coisas supérfluas pra manter e cuidar de seus gatinhos. Esses que arcam com a maioria das despesas e só pedem ajuda em ultimo caso, e em muitos desses casos é através de promoções e sorteios de artigos pra que não fiquem na base de esmola.

 E meu desprezo por colecionadores de gatos, que usam da boa fé das pessoas, tirando dinheiro delas apenas pra manter a fama de ‘seres humanos exemplares’.



 Cortesia se faz com chapéu próprio, não com chapéu alheio.


Um comentário:

Raehli Hage disse...

Ótimo post Fran, eu também gosto mais dos gatos (e não entendo a implicancia que as pessoas tem com os tadinhos! vivem colocando como se eles fossem malvados em tudo u.u), mas acho que prefiro não ter animais de estimação exatamente com medo de não saber cuidar deles da maneira devida (eu não consigo nem cuidar das minhas plantas! rs) E nunca havia parado pra pensar nesses tais "gateiros" ou como eles agem referente ao cuidado dos animais até agora. Seu texto abriu meus olhos pra uma situação que eu não estava nem vendo, e fico triste por ter passado despercebida por isso.
Obrigada por ter aberto meus olhos a essa situação lamentável, e me dado um pouco mais de consciência sobre tudo isso ♥

Raehli Hage
nidum.blogspot.com