quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Meisim e a Saudade da Liberdade...


 Nós, paulistanos, que estamos acostumados com o mercado oriental (principalmente o japonês) graças a grande colonia japonesa que temos em São Paulo, a encantadora (menos nos dias de domingo) Liberdade, hora ou outra sentimos falta de comprar alguma de suas traquitanas engraçadinhas ou de provar de seus doces, temperos ou pratos.

 Eu era rata da Liberdade, tinha dia que acordava cedo, pegava um busão e rodava quarenta minutos do meu bairro até a Liberdade pra comprar mangá, traquitanas e dar umas voltas por lá. Amo aquele lugar... tem tantas bugingas bonitinhas e coloridas... *o*



Interior do Café Sol: Lugar agradável com pratos deliciosos e preços acessíveis :3


 Recentemente estive em São Paulo e vi que perto do Café Sol (que tenho obrigação de passar ao menos uma vez quando vou pra minha cidade) abriu uma loja de doces importados.

 Imagiiina se surtei nos chocolates?!

 Comprei umas barras de um chocolate alemão, o Weinrich, recheado de conhaque e rum e meeeeu Deus!!! Se pudesse trazia um carregamento monstro pro Rio. Aqui já procurei na Lidador da vida, mas nunca encontrei, tá sempre fora de estoque. :/


 Achei também outro chocolate que minha amiga Anna G. apresentou, com marzipã, o Mozart... que é divino! E claro, só vi a venda no Empório Santa Maria em São Paulo (um lugar que só de entrar minha barrinha de $$$ vai caindo o.o') e nessa loja da Liba.



Bombom Mozart: Recheado de marzipã e outras cositas más... D'=


 Nessa minha recente viagem a SP, consegui trazer meu pequeno e humilde carregamento de chocolates, que obviamente não duraram muito. Uma coisa que vocês, queridos leitores, precisam saber sobre mim é que simplesmente AMO chocolate. AMO.

 A única vez em que me nego a comer chocolate é quando estou em crise de enxaqueca. Mas também, não é qualquer chocolate, porque sou meio chatinha com isso.

 Não falo de marca, mas sim de misturas. Por exemplo, não curto chocolate puro e o único que como é o Suflair, que é aerado e assim não me dá a sensação de coisa pesada e massuda. Gosto de chocolate com algum recheio ou mistura. Não curto barra de Toblerone, nunca me apeteceram. :/

 Outros chocolates que não gosto são os da Cacau Show, acho enjoativos e muito doce, só comi uma vez uma barra de lá e nunca mais achei a venda de novo, a unanimidade entre os que gostei. 

 Gosto de Kopenhagen, mas não dos chocolates puros... só dos que tem alguma coisa dentro. *O*

 Gosto de Lindt de pistache, uma vez comi tanto que ando meio enjoada, mas é tão cremoso! *O*


Barrinhas da Lindt: Os de Pistaches são meus favoritos!


 Quando o Gui foi pra Nova York a trabalho, me trouxe umas barras da Godiva e sei que muita gente elogia e gosta dessa marca... eu não curto muito. Acho as barras meio nhé, chocolate com pedacinhos de alguma coisa, mais chocolate... 

 Em contrapartida, tem época que to louca pra comer uma caixa de bombom da Garoto ou Nestlé, logo não é questão de preço ou rótulos e sim de gosto e ocasião. :3

 Prefiro Bis a KitKat também. Uhull!! ~~/o/

 O caso é que meu carregamento de chocolates maravilindos da Liba acabou (na verdade, está nas últimas) e os Pockys foram os primeiros a ir, então me veio uma vontade de louca de comer curry e Pocky, mas não sabia onde comprar no Rio. :/

 Meu amigo David me indicou aqui na Tijuca uma lojinha de artigos de culinária oriental, o Meisim, que fica na rua Barão de Mesquita. Fiquei eufórica quando soube, dei busca na net e numa quarta-feira dessas fui atrás dos dois itens, curry e Pocky.

  Bom... o que dizer da loja? 

 A primeira coisa que aviso, a quem for procura-la, é pra prestar bem atenção a sua fachada e a plaquinha, porque sem isso não vai saber que ali existe uma loja dessas. 

 A entrada é entuchada de caixas e bem pequena, então dificulta a vista pra dentro da loja, por isso nunca notei que ela existia ali! Em quase dez anos de Tijuca! 


Fachada da loja Meisim: Muitas caixas e difícil visualização de seu interior


 Depois de me certificar que era ali mesmo, ok, decepção primeiro, mas quem sabe lá dentro era melhor, né? Não julguei o livro pela capa! : )

 O interior da loja não é tão ruim quanto a fachada e fui logo conferir se tinha curry no setor que  julguei ser de temperos. E era. Mas não tinha curry.

 Vejam a minha indignação ao entrar numa loja de produtos orientais e não achar curry. ¬¬# 

 Fui perguntar pra atendente a respeito e ela, por estar no telefone muito ocupada pra atender a cliente, não me viu. Fiquei parada lá um tempo e ela no telefone completamente ignorando minha existência (atendimento zero) me fez pensar que no Marukai da Liba tinha uma senhorinha explicando tudo sobre os produtos pra quem tinha dúvidas... -_-'

 A mulher do Meisim mandou a filha (de uns 11-12 anos) me atender, a menina foi educada, feito um robô, e nos levou até onde havia o curry.


 O curry estava misturado com mais um monte de artigos que nada tinha a ver com tempero, enfiado num cantinho de uma prateleira e na hora percebi porque não achava o danado. Só tinha a opção mais leve agridoce (o que pra mim foi de boa, não posso comer mais do muito apimentado), mas apenas a caixinha pequena. E havia somente umas 3 delas e a validade era de um mês, por isso nem peguei mais de uma.

 Uma pena.

 Então fui dar uma olhada nos doces, a maior opção é bala e biscoito. Mas esqueçam aquela parede imensa de bala que alguns estão acostumados a ver nos Marukais da vida, na Meisim existem no máximo umas 5 e nenhuma das mais conhecidas... como aquelas de flor ou de leite.


Algumas das muitas opções de balas a venda no Marukai


 Fui ver os Pockys e não achei nenhuma caixa, apenas de uma marca da Coeria do Sul, e por falta de opção, peguei aquela mesmo pra dar o benefício da dúvida.

 Paguei, falei obrigado pra garotinha, que educadamente feito uma máquina não me respondeu e sai de lá com uma frustração nível homérico!

 Sempre que sentia vontade de comer algo assim, bastava dar uma passada na Liberdade que tinha a mão, hoje em dia, pra ter acesso preciso ir até São Paulo. Cheguei em casa e fui procurar na net se existe alguma loja virtual bem guarnecida de produtos orientais que fazem entrega pra todo Brasil, não achei nenhuma!


Fachada do Marukai: Uma das minha paradas obrigatórias na Liberdade


 Não ajudou muito a aumentar positivamente meu humor ler na semana de aniversário de São Paulo, meus conhecidos aqui do Rio compartilharem memes de Facebook falando sobre os mais de 400 anos de inveja que nós, paulistanos, sentimos de Rio.

 A verdade é que nesse dia, acreditem, senti inveja dos cariocas e do Rio. Deve ser realmente muito bom nascer aqui e se adaptar por nascimento a rotina, cultura, a ter sempre a praia pra admirar, a aplaudir o por do sol do Arpoador, a cantar as maravilhas do verão de 50 graus de sensação térmica. 

 Invejei porque não sinto essa alegria toda, sou uma pessoa urbana, filha da arquitetura de concreto 'feia' de São Paulo, acostumada a ouvir tempestades de verão e lamentar enchentes, a ficar mais de uma hora no trânsito, a sentir a temperatura amenizar a noite. Não me acostumo a suar o dia todo e sobreviver a base de ar condicionado, nem sou fã de praia. 

 Prefiro prédios e dentro deles comércios onde eu posso achar tudo o que quero e/ou preciso. Prefiro metrô pra vários lugares que não pare 40 minutos na estação. Prefiro Pocky japonês e não um genérico coreano, prefiro a Liberdade a Ipanema. :/

 A Meisim é uma loja que quebra o galho se você tiver a felicidade de encontrar o que precisa ou se contentar com o genérico. Não considero uma opção, considero uma remediação.

  E só pra constar o 'Pocky' coreano tinha gosto de plástico, não aguentei comer todo e foi pro lixo.

 Na próxima viagem a São Paulo meu carregamento de chocolate e comidinhas orientais será maior, bem maior... 

 Enquanto sonho, regulo a temperatura do ar condicionado e tomo mais uma dose de dipirona pra suportar o calor de 40 graus, um mês sem chuva, ar sem umidade e a 'alegria' do verão carioca. D'=


***

3 comentários:

Blue Madness disse...

A primeira metade do post, eu li dando risada, porque seu gosto por chocolates é o exato oposto do meu! XD
Tudo que você não gosta eu gosto, e tudo que você gosta eu não gosto (ou não experimentei, em certos casos). Dividir uma caixa de bombons contigo ia ser interessante... XD

Já a segunda metade.... bom, me fez querer poder ajudar de alguma forma. =/

Fe Alice disse...

Espero que ajude
http://www.liberdadeshop.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tp-ecommerce.tpl&product_id=82&category_id=19&option=com_virtuemart&Itemid=53

Fran Briggs disse...

Brigada, Fe!