segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

DE FÃ PRA FÃ? ôO



Eu acho engraçado, quando um grupo de fã reclama da forma como eles são vistos pelos outros cidadãos ou pela mídia.

Acho ainda mais engraçado, quando os próprios fãs, que deveriam se unir pelo que gostam, classificam de maneira depreciativa o gosto ou até mesmo outros fãs que curtem de coisas diferentes das deles.

Vejamos o termo NERD.

É sabido que os nerds há muito eram excluídos como pessoas viciadas em estudos problemáticas/obcecadas que só queriam saber de jogos eletrônicos, séries/filmes de ficção cientifica e bonecos colecionáveis...

Certo?

Certo... ai eis que surge um nerd que fica rico porque dedicou a vida aos estudos (alguém falou em Bill Gates?), ai os nerds passaram a ser visto com mais de amenidade.

Mas esperar grosserias e falta de consideração de uma sociedade tacanha que se preocupa mais com as aparências do que com o que realmente as pessoas são e gostam, é normal, é saudável é puramente obvio.

Por isso me surpreendo quando um grupo de nerd, fala mal do gosto de nerds alheios.

Dentro do próprio nicho, há o preconceito.

Curioso, né?

Outro dia, estava ouvindo um arquivo de áudio no meu pc, feito de fãs para fãs... e eis que ouço um comentário muito infeliz de alguns nerds, sobre Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya).

Ele falava de uma maneira irônica sobre alguém gostar da série de animação japonesa. Falava de uma maneira depreciativa sobre a dublagem japonesa (como se já não tivéssemos demasiadas discussões inter-estaduais, acho que não é o bastante, vamos criticar a culturas lingüística e interpretativa de outros paises, u-hul)...

Enfim, houve até uma insinuação de que quem compra bonecos de CdZ é homossexual... (não entendi essa, eu tenho a coleção de Cloth Myth e sou casada com um homem ôO, será que sou gay e não me avisei?)!

Eu não falo que opinião seja um crime, de forma alguma. Eu só acho que o grupo que curte animação, pcs, games, ficção cientifica e cultura pop geral já é muito mal vista pela sociedade em sua maioria, pra ainda ser discriminada entre o meio. Entre aqueles que deviam respeitar e entender o gosto de cada um.

Fiquei triste. Triste e decepcionada mais uma vez.

Eu procuro não meter a boca em quem gosta de Star Trek ou Star Wars (acho interessante, mas não sou fã), nem discuto a superioridade das duas produções com relação a alguns animes, ou mesmo CdZ (em questão).

...Mas se é um assunto de fã para fã... por que ser tão preconceituoso?

Olha, se foi uma piada, eu peço desculpas porque não entendi.

Agora se não foi, eu peço novamente desculpas pelo que sinceramente vou dizer:

‘Não é a toa que fã é visto de maneira desagradável por muitos...’

15 comentários:

Unknown disse...

Olá!
Sou Denise Ventura, 18 anos São Paulo.

Nesse caso dos Cavaleiros, cheguei a conhecer o fato que você descreveu.

Infelizmente essas pessoas dizeram isso, (pelo que eu acredito), foi porque eles não conhecem a serie e não procuram entender o que se passa nela.

Eu diria que seria um preconceito, pois eles já criaram uma visão do que eles não conheciam e já criaram uma crítica pra eles de que aquilo não é bom.

Porém, em outro caso com essas mesmas pessoas, eles disseram em uma outra ocasião o seguinte. "Só porque você não gosta de uma coisa não quer dizer que aquilo é uma porcaria."

Faltou um pouco de cuidado por parte deles e de todas as pessoas que rejeitam, não só os animes e mangás ou qualquer coisa. Por não querem conhecer e por "sacaniar" as pessoas que gostam e acham interessante determinado assunto.

Afinal, gosto é particular e pelo menos seria mais descente respeita-lo.


PS: Até o AnimeDreams

Anônimo disse...

Ahh! Eu ouvi também, confesso que me ofendi na hora que fizeram esse comentário, mas eu estava rindo tanto com a entrevista que acabei nem dando muita importância. Agora já que você falou eu também vou falar! ;D
Eu amo³ a cultura japonesa, e vou começar a estudar o japonês este ano (coisa séria) e quando eles começaram a falar qua japonês não tinha emoção e o que você ouviu eu me ofendi um pouco sim, pois acho o japonês uma lingua muito bonita, e eles passaram um pouco do limite da piada. Quanto aos cavaleiros não posso dizer nada, porque não cuto animes (já viu uma pessoa curitir o japão e não curtir animes o_o), mas eles deveriam evitar de ofender quem gosta. Claro que o objetivo foi humor, mas tudo dentro dos limites do respeito para com o gosto do próximo! ^^

Fran Briggs disse...

Oi Ana, tudo bem?

Pois é, eu não fico triste com a opinião, mas em satirizar de uma forma perjorativa o gosto alheio.

Isso me deixa chateada, não pq eu não tenha senso de humor, pelo contrário, mas pq gosto de respeitar e ser respeitar no minimo, pois quem não é no minimo, não é no maximo, né?

Concordo contigo e muito obrigada pela vista e comentário. ^^

Fran Briggs disse...

Oi Denise, obrigada pelo comentário e pela visita.

Eu acho as entrevistas deles mto legais, claro.

Mas nesse caso, o que me deixou triste foi que, mesmo através de uma piada, senti um pouco de preconceito, vindo de quem não conhece e não se pre-dispoe a conhecer... e mesmo se conhecer e desgostar, não é motivo pra fazer certos tipos de comentários assim, ainda mais sendo tão visitados por mtos que gostam desse tipo de animação...

É exatamente como vc disse, seria mais decente respeitar. ^^

Tem tanta coisa pra se parodiar, né? ^^

Abraços e novamente obrigada! ^^

Anônimo disse...

De nada Fran ^^
Vou procurar sempre que tiver tempo dar uma passadinha aqui! :D
(Ah criei um blog XD) Beijo

Fran Briggs disse...

Oka, valews mesmo. ^^~

Poxa, me apssa o link do seu blog depois, pra eu poder visitar tb. :B

Bjocas. ^^~

Anônimo disse...

Também pude ouvir esses comentários...
Uma pena que eles tenham esse preconceito quanto a animes... e a dublagem japonesa é muito boa na minha opinião! Passa muita emoção sim, mas cada país fala de um jeito, dá uma entonação diferente... e é realmente preciso adaptar para a nossa língua, diferenciando do original. Não que este seja ruim, mas não é do modo como estamos acostumados.

Quanto aos bonequinhos de CDZ... tenho três Cloth Myths (Camus, Aiolia e Hyoga, mas pretendo adquirir o Milo também ^^) e se bem me lembro o vendedor é que disse que eram gays que compravam... e no final eles compraram todos! lol
Não que _eles_ tenham tido a intenção de dizer que quem compra os bonecos é gay, mas imagino a definição de homossexual pro vendedor. Será que eles eram de fato homossexuais ou ele os julgou apenas por serem, por exemplo, otakus e se vestirem de forma estranha para ele?

Na hora dá pra rir, mas a gente continua pensando nisso.

É isso. Vou tentar passar a acompanhar seu blog. ^^
E uma observação... a imagem do seu perfil é muito fofa :3~~ e eu amei o tema do blog Loveless-sístico *-*
Beijos o/

EduardoCoutinho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fran Briggs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vocês vão me matar, mas eu não vi problema nenhum com a piada. (já sinto as facas no rim) Pelo amor de Deus, gente, ficar ofendido por isso??
Eu sou fã de anime! Compro mangá até a falência! Mas o sou o primeiro a zoar os japoneses.
Seria preconceituoso se eles tivessem falando sério ou se tivessem dizendo que era ruim, mal-feito, etc.
Dizer que a dublagem japonesa é caricata não é depreciar. Dizer que é ruim, que é uma porcaria, aí sim é depreciar.
Para nós ela é, sim, caricata. Assim como a nossa deve ser para eles. Deve ter um japonês zoando a gente agora.
E outra. Mesmo que ele tivesse sido extremamente rude, preconceituoso, etc, eu, pessoalmente, não me ofendo.
Se o cara é idiota e não sabe como emitir opinões, azar o dele. Eu fico na minha, feliz da vida, vendo meus animes e ponto.
Eu não vou chorar e morder o travesseiro à noite só por que o cara da venda acha que quem compra boneco dos Cavaleiros é gay! Se ele acha isso, f...-se! Problema dele. Quem é idiota é ele de pensar assim.
Cara, tem gente que me sacaneia por que eu vejo anime e eu cago solenemente. Aliá, dependendo de como sacaneiam e de que parte sacaneiam (vozes, falas, clichês, etc), eu sacaneio ainda mais.

Só para constar, essa é a minha opinão. Não é a verdade universal, é só o modo como eu lido com gente preconceituosa. Se a gente for dar bola para tudo que é preconceituoso a gente acabar com ódio no coração e indo para lado negro da força.

Inté, povo

Anônimo disse...

Posfácio de um comentário:
Como todo fã de uma série, é importante saber reconhecer o que é bom e defender quando a coisa é injustamente zoada ou depreciada, e conhecer o que tem de ruim ou tosco e saber levar na esportiva quando alguém pega no pé ou ignorar quando a brincadeira perde a graça.

gureiduson disse...

Olá,
Sou Gleydson ( gureiduson no Deviantart ), e na hora reconheci a qual audio se referia. Bem, a principio, por já vir escutando a uns meses, entedesse que muita coisa ali, PRINCIPALMENTE referente a animes, nao se pode legar muito a sério. Acho que o maior problema ali, é que o programa começou como um papo descontraido entre amigos, mas e popularidade está começando a afetar de forma que tá faltando eles notarem que tem que controlar mais oque falam. Nao falo isso por mim, pq gosto do programa como é, e nao vejo problema que façam piadas do tipo... mas nao vejo problema PRA MIM, que já sei o grau a que se é dita. É como se eu tivesse um amigo que só fala mentira, entao sub-entendo que nada que venha a falar seja verdade, por exemplo. Mas a questao é que muitos fans deles sao novos e passaram a acompanhar o programa agora, ou recentemente. Essa questao sobre a dublagem japonesa, é complicado, pq é muito cultural. Muitas pessoas nao entendem piadas ou expressoes, pq passaram a acompanhar tb a pouco tempo. Como já assisto animes a muito tempo, e de fansubs desde meus 14 ou 15 anos, já tive muito tempo pra pegar e enteder esse lado. Mas essa questao de adaptação pra nossa lingua, como o Briggs já explicou, nao tem como fugir. Por uma questão cultural, eu costumo assistir animes só legendado. Mas por exemplo desenhos animados americanos, só assisto dublado. E convenhamos, a nossa dublagem está entre as melhores do mundo, não há fundamento pra tanta crítica... caraca, já escrevi um texto e de quebra fugi total do assunto. Desculpa aí a bíblia, mas em resumo, eu levei na boa a piada, se assistirem o de games, verao ou anime, verao coisas BEM piores, mas o pessoal tá precisando atentar pra essas questoes, afinal, com a fama o numero de ouvintes cresce absurdo, e isso pode virar uma bola de neve. Bjão, T+!

Jean disse...

Caramba... Fran, você é muito sábia!!! Confesso que suas palavras [escritas]soam como colírios para os olhos... sim, pois você sabe falar de um assunto de uma maneira que critica sem ofender [uma arte!]. Queria ter esse poder... ^^
Você tem toda razão: em alguns casos os fãs extrapolam, saem de uma discussão saudável e partem para uma grosseria terrível... é fato. Nenhum de nós está livre dessa sina. Até eu mesmo já cometi tais absurdos, mas nunca deixei faltar o respeito, pois meus pais e professores me educaram bem (e eu não deixo mais o comportamento dos outros influenciar no meu... desde 2006)[xP]. Há realmente preconceito dentro do próprio nicho, como você disse... posso citar como exemplo o caso dos videogames, em que muitas pessoas ofendem os gostos alheios... ora, há pessoas que preferem Nintendo, outras o PlayStation.... e esse gosto deve ser respeitado!
Houve e sempre haverá discussões e junto com elas a grosseria, a arrogância e todos os outros maus comportamentos, o que é um triste fato... sempre houve preconceito, sempre houve o interesse do mais poderoso que nem sempre é o mais sábio...

Fran, lindas as suas palavras! ^^ Adorei! Vou sempre dar uma espiadinha por aqui! Esses foram os melhores momentos de sabedoria que eu já tive!
Abração Fran!
\o/

Anônimo disse...

hehe xD
é, eu ouvi esse audio tbm.
Sinceramente eu não gosto de cavaleirosdo Zoodíaco mais, curto apenas como lembrança de infãncia.
Mesmo assim eu tenho meus cavaleiros favoritos (Shiryu e Camus), me senti ofendido quando ouvi isso e imagino o que os verdadeiramente viciados sentiram ao ouvir tbm... eu tenho paixão suficiente para comprar uma miniatura ou até o boneco que tem armadura desmontavel...(gosto desses brinquedos, tenhu uma coleção da marvel e do naruto o.O)
claro que eu sou um zuador tbm, mas não falo mal das coisas a ponto de ofender (hehe os cavaleiros tem as pernas tortas quando em posição decombate xD isso é hilario, fora o seya que sempre desbloqueia algum sentido diferente xPPPe ganha o dia, o seya é chatinhu =/).
Enfim, as pessoas realmente tem que aprender a expressar a sua opinião sobre as coisas...
*espero que não seja tarde demais para um comentário ._.

Anônimo disse...

Oi Fran! Aqui é o Alottoni.

Fran, galera, juro pra vocês, foi só uma brincadeira!!! Nada mais do que isso. Foi obviamente motivada pelas cores, armaduras rosas, douradas, citando o próprio Guilherme: "cabelos maravilhosos"!

Eu mesmo via CdZ todo dia quando era moleque. Como é que eu posso ter preconceito comigo mesmo? Heheh

Mas acho que o preço de ter um programa um pouco ácido e sarcástico é sempre rolar alguém que leve a sério e se ofenda.

Imagina o que os caras do South Park recebem de e-mail todo dia. heheheheh

Gente, não levem o Nerdcast a sério! :)