quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Indireta Direta



Quem aqui nunca falou uma indireta pra ser perfeitamente entendida pelo interlocutor, atire a primeira pedra.

Sim, tava pensando em mais um assunto que muita gente não se dá o trabalho (ou perde tempo da vida) pensado: As indiretas.

Na minha família tenho parentes que ama essa prática. Sério. Chega a ser muito irritante mesmo pra mim, que uso em algumas ocasiões, mas que por puro complexo tento não me viciar nessa linguagem ferina cheia de artimanha pra ouvidos ingênuos, ou não tão ingênuos assim...

Pra começo de conversa a indireta serve mesmo pra ser diretona, mas com uma pitada de ironia e sarcasmo (essas dois tipos de linguagem sim, uso a exaustão ^^-).

Vamos ser bem sinceros, vá... quem aqui não usa uma baita indireta pra alguém que você sabe que vai pescar a danada, pelo simples prazer de se achar superior e dar aquele risinho de ‘sei que sabe que falo de você, mas como não citei nomes logo não pode se defender’?

Porque a indireta é assim, serve como um escudo de papelão encapado safadamente com papel alumínio, que a gente usa pra quando a pessoa se ofender com o dito podermos tranquilamente ter o livre direito de contra argumentar: ‘Mas não estava falando de você’. ^^

X’D

Sério, isso é quase uma doença... as vitimas da indireta ficam na duvida entre responder a altura e deixar claro que fez alguma porcaria pra merecer aquilo, ou ficar quieto e engolir um sapo enorme e cascudo.

Indiretas bem dadas, eficientes mesmo, onde a vitima desconhece que o assunto é direcionado a ela, não tem a mesma graça nem o mesmo efeito. Todo mundo que usa a indireta sabe que pra ela valer a pena a pessoa TEM que saber que lhe foi dirigida...

Por isso, criei um método pra me livrar do sapo e deixar a pessoa que me dá uma indireta de presente bem sem graça.

Quando percebo que é pra mim, digo logo na cara dura mesmo:

É, eu sou assim mesmo.

Ou:

É, fui eu quem fez isso.

Assim por diante... Porque sinceramente, melhor que soltar uma é ver a expressão de quem ficou com o sapo só pra si, fazendo o maior esforço pra engolir de volta a indireta bem direta. :P


***

5 comentários:

Yuna disse...

Mas vamos confessar que uma briguinha de indiretas pode até ser engraçada de se assistir ehuahueha claro que quando não se tem um envolvimento especial com nenhuma das partes, porque daí não é nada engraçado ver seu amigo brigando com um alheio sem noção...

E é mesmo, de adianta a indireta se a pessoa a quem ela é dirigida não souber do que se trata? XD

Pior que essa virou uma prática tão frequente na internet quanto os trolls que não usam de indiretas nem de inteligência, nem nada... quando tem uma distância enorme entre o agressor e o agredido, todo mundo ganha coragem...

Deixa eu parar aqui pra não divagar muito XD

Leo Luz disse...

Fran, vou ser sincero, eu tenho a mania de usar esse artifício. Não é sempre, mas uso quando as pessoas são conhecidas e sabem que aquilo é indireta-direta.

Quem as utiliza de livre vontade no dia-a-dia, eu os chamo de idiotas. Não suporto uma pessoa querer falar em 'código' e insistir nisso. Quando percebo que é comigo e em 'código', eu simplesmente ignoro.

É isso. :D

Anônimo disse...

Hehehehe
Gostei.
Útil. E pode ser divertido XDDD

Lenox disse...

Muito bom!

Metódo pra se livrar do sapo foi boa!.

kkkkkkkkkkkk!.

"É, sou mesmo" ou "É, fui eu quem fez isso".

Nínive Leikis disse...

Família viciada em indiretas? Por acaso somos parentes e eu não sabia? (x3 quem me dera... se bem que coitada de você -minha família é o caos, no sentido ruim da palavra x3-)

Mas, falando sobre indiretas, nem sempre elas servem exclusivamente para causar embaraços lançados sapos verruguentos e pererecas de patas grudentas pela conversa.

Às vezes a indireta pode ser uma maneira de alertar a pessoa com a qual você esta de que ela pode estar falando demais sobre determinada coisa, ou dar uma dica pra alguém sobre, sei lá, um presente ou algo que iria te agradar. (tipo pro namorado/marido *-*)

Óbvio que essa técnica espetacular é usada para o "mal", mas qual não é? x3~