sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vitimização - Ai de nós



  

Conversando com amigas há um tempo, percebemos uma constante na atual tendência de algumas pessoas: A vitimização.

Afinal, será que você nunca se deparou com alguém que usou desse artifício para encobrir seus erros ou amenizá-lo?

Antigamente, quando confrontados por algo errado que fizeram, muita gente enfiava o dedo na sua cara, te xingava, negava ou admitia que errou mesmo, e daí, vai se ferrar você. Lembram disso?

Pois é, hoje é uma reação menos comum , já que em alta mesmo está fazer a melhor expressão chorosa, cara de culpa e voz presa, tudo muito bem dissimulado e dizer:  ‘Você está certo, a culpa foi minha...’

Tudo bem se a coisa toda parasse por aí e o dito cujo em questão simplesmente acreditasse mesmo que o erro foi dele, desse modo tomava mais cuidado antes de fazer asneira. Mas não. Ele não acredita e por isso continua errando.

Porque quando se acredita que cometeu alguma injustiça ou sacanagem com outra pessoa, se faz o possível para não cometer mais.

Porém, contem pra mim aqueles que já tiveram experiência com essas atitudes de outrem, algo do tipo: Quantas vezes, após reconhecer o erro, tais criaturas deram mancada de novo?

Percebeu? E aposto que vieram novamente com aquele papinho mole e a carinha de cachorro sem dono dizendo: ‘Você ta certo, eu errei, me desculpa...’

Bom... pela segunda (terceira, quarta ou milésima vez) a coisa poderia parar por aí, assim como minha analise sobre o assunto, mas não pára. E sabe por quê?

Por que essas pessoas não só querem que você acredite que se arrependeram, como desejam também transferir a culpa toda para cima de você.

Minha amiga chegou a comentar comigo que uma psicóloga disse que essas pessoas chegam ao ponto de se ‘culpar tanto’ que o outro fica numa situação de quase culpa pelo erro alheio.

Não entenderam?

Tá, é mais ou menos assim:

-- Cara, você me sacaneou. To com muita raiva de você!

-- Ai meu Deus! Você ta certo, desculpa, não devia ter feito isso, meu Deus! Sou uma pessoa horrível! Como pude fazer isso com alguém tão legal como você! Caramba, não sei mais como olhar na sua cara depois disso, to me sentindo péssimo... eu sou muito filho da mãe! Que pessoa terrível eu sou...

-- Po, cara... também não é assim... todo mundo comete erros...

-- Não, mas eu ultrapassei todos os limites e não tenho mais nem como pedir desculpas! Meu Deus, sou uma pessoa horrível, por isso ninguém gosta de mim... vou acabar morrendo sozinho...!

-- Não... que isso! Você é meu amigo, eu te amo! Devia ter prestado mais atenção mesmo, porque se você deu mancada foi porque eu também pisei na bola...

Viu? É mais ou menos assim que o assunto continua até essa ‘pobre pessoa que deu mancada’ aprontar com o amigo novamente.

Como se alguém pisasse no seu pé (de propósito ou não) e além de se desculpar e pronto, não, ela se sente horriiiivel, péééssima, digna de pena... e quem teve o pé quase amassado chega ao ponto de praticamente pedir perdão por ter sido pisado.

É uma inversão total de papeis... e pior! Está se tornando um péssimo hábito cada vez mais constante.

Saudade da época em que as pessoas enfiavam o dedo na cara da outra e diziam que fizeram mermo, isso aí, vai se danar, seu otário!

A gente se sentia menos vitima de uma vitimização. O.o’



***



2 comentários:

Ana Peres disse...

Pior que essas coisas estão comum mesmo...

Ano passado eu quase me dei mal numa simulação de um colega de trabalho, acusou uma empresa de ter recebido propina, dizendo que tinha provas (mas na verdade só ouviu falar), depois que tudo foi esclarecido veio pedindo desculpas todo "humilde", e então o ex-melhor amigo dele disse que ele só pediu desculpas porque a empresa desceu um processo de difamação, e nesse processo meu nome quase vai junto, e o ex-amigo virou ex depois de sofrer com difamação feita pelo mesmo cara.

Acho que é exatamente pelo problema de processar qualquer um por qualquer coisa que agora existem tantas simulações.

Yunachan disse...

Nossa, realmente, eu ando vendo isso com uma constância imensa. O problema é que às vezes tem pessoas que não sacam bem o que tão fazendo e se sentem mal de verdade. O perigo tá nas pessoas falsas. Que fazem, e pedem desculpa, e fazem de novo e de novo e de novo mesmo sabendo que tão fazendo merda e machucando os outros. Mas enfim, é isso ai... a vida é assim. A falsidade só muda de máscara.