domingo, 3 de julho de 2011

As Crônicas de Gelo e Fogo...

...Uma Grata Surpresa





 Vou começar avisando que meu comentário será completamente passional porque gostei demais do livro e porque... erm, o blog é meu. õO/

 Mas dêem um desconto, afinal, depois de passar por TRÊS livros ridículos, foi um refrigério ler algo que me desse tanto prazer. :3

 Vou iniciar a história com uma introdução clichê:

Tudo começou quando minha amiga Claudia perguntou se eu estava assistindo a série Guerra dos Tronos na HBO e eu disse que não, mas que já havia visto um teaser no próprio canal. Porém,  como no elenco estava o Sean Bean (Boromir de Senhor dos Anéis) como um dos personagem grandes, me desinteressei. Realmente não suporto mais a cara desse ator, sei que ele tem que pagar suas contas , mas to pegando enjôo de ver a carranca dele e do Samuel L. Jackson em TODAS as produções hollywoodianas!!
Sério, descansar o público nem pensar, né?

 Continuando, falei que não porque não curtia esse arroz de festa aí. Então ela me disse pra ler o livro.

 O problema é que MUITA gente estava comentando desse livro, em todos os lugares. O que me deixou AINDA mais desconfiada, porque foi bem assim que cai na armadilha de Crepúsculo e O Ladrão de Raios. A experiência de ler algo que todo mundo fala o tempo todo em todos os lugares deixou um trauma na minha vidinha.

 Então, outros amigos e conhecidos vieram me falar do livro e resolvi dar uma chance. Afinal, a Claudia conhece meu gosto e sabe o que eu detesto numa produção...

 ...Quando cheguei  na Saraiva aqui perto de casa e perguntei pro rapazinho incompetente se tinha o livro Guerra dos Tronos,  o imbecil me mandou perguntar no balcão de atendimento ao consumidor.

  Acho que pra ser atendente da Saraiva não precisa ter cérebro, nem o dom da visão, já que a pilha de livros estava ATRÁS dele.

 Ok, eu também poderia ter visto, mas não era MINHA obrigação saber o que era aquela pilha no meio de tantos livros. Ele é quem ganha pra isso, não eu...



 Voltando ao foco, vi os dois primeiros volumes da série As Crônicas de Gelo e Fogo, o que me fez entender que Guerra dos Tronos não é o título da saga. Oh... bem, as coisas fazem mais  sentido agora.

 A minha cara vendo a grossura do tomo literário devia ter sido fotografada. Me peguei pensando:

 -- Baum... não acabei  A ILiada ainda, pretendo viver até os 100 anos, então vou ter tempo pra acabar isso aqui. Vejemos o tamanho dessa fonte e... Jesuis!!! Como é pequena!! O_O’

 Mas como sou muito macho, meti a mão nas duas trolhas literárias (A Guerra dos Tronos e A Fúria dos Reis) e mostrei pro Gui, bela e serelepe como uma boa rata de livro.

 Cheguei em casa e deixei o livro lá na minha mesa de cabeceira, junto com os outros que ainda não terminei.

 Depois de uma semana, resolvi pegar o trambolho pra ler e então... não consegui mais parar!


Eddard Stark -- "O inverno está chegando"

 O que o George R.R. Martin usou e me prendeu:

 Construiu ótimos personagens, deu boas motivações até mesmo pros primariamente considerados vilões (porque há que se ter anti-heróis em todas as obras) e uma trama política deliciosa!

 Há muito não via uma intriga palaciana que me despertasse tanto agrado como em As Crônicas de Gelo e Fogo! Uma simples palavra mal aplicada, num momento errado e pronto! Cabeças rolam!!

 Jon Snow -- "O lobo gigante honra o estandarte da família Stark. Eu não sou um Stark, pai"


 E rolam mesmo! Sabe aquele personagem que você gosta muito? E que dá toda a pinta de protagonista? Pois é... não se prenda a ele.

 E isso foi o segundo fator que me fez gostar da série! O autor tem coragem de exterminar personagens que você julga impossíveis de serem descartados! E o melhor! Ele não faz isso pra mexer com o público (aprenda J. K. Rowling), ele faz isso pra mexer com a história!

 Nenhuma morte ali é pra emocionar o leitor. Nada na trama é pra mostrar como a guerra é cruel e leva até mesmo quem amamos... (se alguém pensou no Fred Wesley levanta a mão).  
 As mortes nesse caso geram uma conseqüência relevante pra história, não importa se você ama ou odeia o personagem, será feito dele o que for importante pro argumento.


 Tyrion Lannister -- "Todo anão é um bastardo, mas nem todo bastardo tem que ser um anão"


 Isso me deixa muito satisfeita. Nada de super proteção de personagem X ou Y. Se o fulaninho de tal se deu bem aqui, logo ali na outra página ele vai se ferrar. E isso vale pra todos. É ação e reação sem enrolação, sem forçar nada.

 Aliás, pra um livro de mais de 500 páginas, ele conseguiu outro mérito pra mim: Não tem barriga.
 Você não sente tédio e vontade de correr as páginas em nenhum momento. E tudo isso gera um final redondinho com um gancho delicioso pro segundo volume das Crônicas. 


 Daenerys Targaryen -- "Se eu olhar para trás, estou perdida"


 Termina num ápice que te faz querer devorar o livro seguinte! Ele não só manteve essa linha no primeiro volume inteiro, como fechou essa primeira trama com chave de ouro!

 Claro que já comecei o segundo volume: A Fúria dos Reis. E claro que já me avisaram pra não me apegar a ninguém porque rolam mortes a torto e a direito.

 Não sei, ainda não vi isso acontecer até as páginas que li... mas sei que vou sofrer quando algum dos meus personagens queridos baterem as botas ao mesmo tempo que vou vibrar com a audácia desse autor!


 Bran Stark -- "Sempre deve haver um Stark em Winterfell"

 Antes de terminar, mais uma coisa: Atentem pro crescimento de alguns personagens e como esse disgramento faz isso de um jeito natural e possível dentro da situação onde os personagens se encontram. 

 Perfeito. 

 Fica a dica pra quem quer ler uma fantasia medieval com toques de mistérios e personagens cativantes. Em As Crônicas de Gelo e Fogo tem tudo pra todos os gostos: Pessoas odiosas, amadas, invejáveis, admiráveis, brutas, delicadas...
 À mim ainda cabe assistir a série, ver como ficou a adaptação e a reprodução em carne e osso desses personagens. 

 ...E óbvio, terminar A Fúria dos Reis enquanto fico roendo os cotovelos até o lançamento do terceiro volume  – A Tormenta de Espadas.


 Cersei Lannister "-- No jogo dos Tronos, ou você vence, ou você morre"


 Beijos e até a próxima povos! ^^/

 
 *PS: Pros amigos íntimos: A rainha Cersei tem biótipo de uma personagem que odeio. Dany tem biotipo de uma querida personagem minha. Ri potássios! XD



***


16 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Fran! Adorei ler seu comentário a respeito do livro... Não sou muito de ler, mas... pra algo do tipo eu devo me arriscar! Apesar que estou curiosa para assistir a série! *-* Minha amiga comentou a respeito e bom, como fã das produções da HBO já me interessei...

PS: Oh a personagem favorita eu já sei quem é hein? Será? Será? xP

Fran Briggs disse...

POis é! Eu ainda não vi a série, achei melhor ler o livro antes pra conhecer bem os personagens, de um jeito que não daria no tempo util da série e no numero de episódios dela, né? :3

Mas acho que seria legal se vc assistisse, pq se gostar da série, certamente vai gostar do livro. :3

Hauhua, é, vc sabe quem é ela! XD

Mayara disse...

Aaaah... agora quero ler também! D:

Deixei de comprar o livro porque ninguém por aqui comentava se era bom ou não e só no twitter eu via gente comentando a série.

Fran Briggs disse...

Leia!! Vale muito a pena se você gosta do tema e do estilo.

Eu confesso que estou gostando muito! ^^

Blue Madness disse...

Selo Fran Briggs de qualidade!

Fran Briggs disse...

Não que isso valha grandes cousas, né? XD

Anônimo disse...

Talvez agora depois de ler você consiga aplicar pelo menos uma das características de uma boa história nas suas 8D

Fran Briggs disse...

Poxa, Anônimo, fico feliz em saber que lê todas as minhas histórias e as conhece tão bem! Tendo em vista que eu publico tanta coisa, né?

Embora use esse 'disfarce' pra assinar, eu posso imaginar quem seja, pra conhecer tanto meus trabalhos! ^^-

Obrigada por acompanhá-los tão de perto assim! X3

Anna G. disse...

Li, amei, quero ler mais. X3

Hm... quem sabe esse anônimo não deveria ler GoT também e aproveitar a vida ao invés de stalkear outras pessoas...? Pois quem faz isso é quem não quer viver a própria vida miserável. E também aprender a criar personagens e roteiros interessantes. Aliás, mostra pra gente uma das sua histórias, já que é tão bom crítico deve criar personagens fantásticos e super bem-construídos com argumentos incríveis, né? X3

Keila disse...

Poxa, Fran! parabéns pelo post. Tava super afim de saber a opinião de alguém sobre esses livros. No momento tô lendo A passagem de Justin Cronin e já tô pensando no próximo a ler...e agora já sei qual será! Bjos!

Bruna disse...

Os livros são muito bons! Também fiquei impressionada com a narrativa. Os personagens são muito cativantes e mesmo aqueles que você odeia são importantes para manter o equilíbrio das coisas.
Não se deixem desmotivar pela quantidade de páginas! Vale muito a pena.

Mokona disse...

Querido anonimo, que bom que voce veio aqui ... Quer falar mostre a cara, primeira coisa, afinal você deve ser um autor renomado que ganhou milhões de premios e queremos conhecer você, estou louco pra ler alguma obra sua, C.S Lewis, Shakespeare devem ser uns analfabetos perto de tamanha inteligencia.
Provavel que nunca lerá esse comentario, mas caso leia saiba que você vale menos que esterco.
Um abraço

E Fran parabens por tudo <3

Fran Briggs disse...

Bruna, Mokona e Keila: Valews! Fico feliz que tenham gostado da dica, me foi muito preciosa!

A Bruna já leu, então não conta! XD

Bjus!

Fernando Buson disse...

Quase levei o volume um (mas em inglês. gosto de um desafio) para casa na quinta passada, mas na hora de passar no caixa me decidi pelo livro A Janela de Overton.

Conspirações Políticas Fuck Yeah!!!

Mas agora voce me deixou com mais vontade em ler As Crônicas de Gelo e Fogo.

E adoro seu blog, moça. Posso não comentar mas tô sempre aqui! ^.^

Arthur Bárbaro disse...

Só vi a série, toda de uma vez de repente, e gostei muito também. o/ Mas quando terminou ainda achei que me empolgo mais com o seriado que tá passando na hora que deveria ser a novela das seis. *assobia* =°
Adicionalmente, cuidado pra não falar os seus personagens preferidos alto, senão George Martin descobre e [shink.wav]. >_o (Eu só tenho dois! |o| Tanta gente pra morrer e morre logo os dois! |o| ) Se eles morrerem, acho que só continuo vendo/lendo por causa daqueles três personagens novos do finalzinho do primeiro livro. :M

Amanda Campos disse...

Eu sei que estou meio que ressuscitando um post bem antigo mas é que eu tenho que dividir com você o quanto gostei de tudo que você escreveu... E dizer que concordo! Estou lendo o segundo livro, tão apaixonada por certos personagens como não tenho ficado faz tempo! Vou dar mais uma olhadinha no seu blog já que o que li me agradou tanto =)